Embora seja alarmante, é possível evitar o golpe do Pix adotando algumas medidas simples.
Podemos Citar:
- Certifique-se de que o dinheiro foi creditado em sua conta ao receber um Pix.
- Evite clicar em links enviados por desconhecidos ou em propagandas suspeitas na internet.
- Recusar-se a aceitar pagamentos programados, principalmente de pessoas desconhecidas.
- Mantenha a calma e reflita sobre a situação antes de ceder à pressão para realizar uma transação financeira.
- Os bancos nunca realizam ligações solicitando transações financeiras para cancelamento de compras ou informações como dados de acesso, senhas, códigos de segurança, atualizações que requerem a digitação de senhas, fotos de QR Code, códigos de validação ou agendamentos para entrega de cartões de crédito/débito.
- Desconfie de ofertas milagrosas que prometem ganhos rápidos e esteja atento a produtos vendidos por preços muito abaixo do normal.
Cai em Algum golpe do Pix. O que faço?
O Banco Central orienta que, ao identificar um golpe, o indivíduo deve notificar seu banco imediatamente e solicitar o reembolso dos valores enviados ao fraudador.
O banco tem a obrigação de ativar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), retendo fundos na conta do fraudador e restituindo o dinheiro à conta da vítima após uma investigação.
Este processo investigativo pode levar até sete dias úteis, e o reembolso deve ser realizado na conta da vítima dentro de 96 horas após a conclusão.
Caso o banco não resolva a situação dentro deste período, o consumidor deve procurar o Procon ou registrar uma queixa no Banco Central para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas pela instituição financeira.
Abra também um boletim de ocorrência (BO) pois é crucial não só para documentar o crime e iniciar uma reclamação junto ao Bacen, mas também para assegurar que as autoridades estejam cientes da frequência dos golpes relacionados ao Pix no país e adotem medidas para salvaguardar a população desses incidentes.
O Golpe Está Ai: Cai Quem Quer!