Alerta na Argentina: Cápsula de Césio-137 Desaparece de Laboratório e Mobiliza Autoridades

Alerta na Argentina: Cápsula de Césio-137 Desaparece de Laboratório e Mobiliza Autoridades

​O sumiço de uma cápsula contendo o isótopo radioativo Césio-137 em um laboratório de medicina nuclear no Instituto de Cardiologia de Rosario, a cerca de 300 quilômetros de Buenos Aires, colocou as autoridades argentinas em alerta máximo. O desaparecimento do dispositivo, que era utilizado desde 2007 para a calibração de equipamentos médicos, foi percebido por técnicos durante uma checagem de rotina. Uma investigação judicial já está em andamento para determinar se o episódio foi causado por uma falha grave nos protocolos internos de segurança ou se houve um furto planejado dentro da área restrita da instituição.

A Autoridade Reguladora Nuclear informou que o risco radiológico imediato para a população é considerado baixo devido à forma e à proteção do material. O Césio-137 se apresenta na forma de gel dentro de um pequeno frasco plástico transparente, que por sua vez fica armazenado no interior de um contêiner cilíndrico de chumbo com paredes espessas. Especialistas apontam que, enquanto o frasco não for violado e a blindagem de chumbo for mantida, o objeto não espalha radiação e não oferece perigo para as pessoas que estiverem no mesmo ambiente.

O perigo real e imediato está na hipótese de o recipiente ser aberto ou danificado por pessoas que ignorem o conteúdo. A exposição direta ao gel radioativo emite radiações beta e gama que podem causar queimaduras graves na pele, destruição de tecidos internos e mutações celulares a longo prazo. O governo argentino emitiu um comunicado oficial orientando a população para que não toque em nenhum frasco ou cilindro metálico suspeito e acione os serviços de emergência imediatamente caso encontre algo com essas características.

Amazon Banner

0 Comentários